Olá prezados bikers!
Existe relação entre a balança comercial brasileira e as bicicletas? Existe sim! Vamos ver como?
Nesta última terça-feira dia 25 de Janeiro de 2011, o Banco Central divulgou o resultado das Contas Correntes (ou Transações Correntes) referente ao ano de 2010. Para compor esta conta, "três subcontas do fluxo geral de pagamentos e recebimentos para/do exterior são considerados: balança comercial (exportações e importações); balança de serviços (juros, transporte, turismo, royalties, aluguéis, lucros e dividendos); e as transferências unilaterais (o dinheiro remetido para os familiares que estudam lá fora ou os recursos que os brasileiros que trabalham no exterior mandam para suas famílias)".
Com o real valorizado (que eleva o salário em dólares) e com o aumento (felizmente) do número de pessoas adquirindo suas bicicletas, o volume das importações disparou.
O gráfico abaixo ilustra o valor em dólares referente as importações para cada período de 2010.
No total, foram importadas 1.995.996 bikes, contabilizando um valor de US$ 394.631.102,75 em 2010.
Por fim, a importação de bicicletas representou 0,30% do total de importações que compõe a balança comercial brasileira (US$ 132 bilhões - considerado apenas o período entre Janeiro a Setembro de 2010 de acordo com os dados do site do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior). Vale lembrar que não foram considerados itens como acessórios, componentes, etc.
Espero que tenham gostado!
Um abraço em todos e "bora" pedalar nossas bikes (importadas ou não)!
Fontes:
- Blog Estadão - Celso Ming (25 de Janeiro de 2011): http://blogs.estadao.com.br/celso-ming/
- Receita Federal (http://www.receita.fazenda.gov.br/Aduana/ProdutosNCM/2010/ImportProdSensiveis.htm)
- Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (http://www.mdic.gov.br/sitio/interna/interna.php?area=5&menu=571)
Nenhum comentário:
Postar um comentário