quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Balança comercial x bicicletas

Olá prezados bikers!

Existe relação entre a balança comercial brasileira e as bicicletas? Existe sim! Vamos ver como?
Nesta última terça-feira dia 25 de Janeiro de 2011, o Banco Central divulgou o resultado das Contas Correntes (ou Transações Correntes) referente ao ano de 2010.  Para compor esta conta, "três subcontas do fluxo geral de pagamentos e recebimentos para/do exterior são considerados: balança comercial (exportações e importações); balança de serviços (juros, transporte, turismo, royalties, aluguéis, lucros e dividendos); e as transferências unilaterais (o dinheiro remetido para os familiares que estudam lá fora ou os recursos que os brasileiros que trabalham no exterior mandam para suas famílias)".
Com o real valorizado (que eleva o salário em dólares) e com o aumento (felizmente) do número de pessoas  adquirindo suas bicicletas, o volume das importações disparou. 
O gráfico abaixo ilustra o valor em dólares referente as importações para cada período de 2010.



No total, foram importadas 1.995.996 bikes, contabilizando um valor de US$ 394.631.102,75 em 2010.
Por fim, a importação de bicicletas representou 0,30% do total de importações que compõe  a balança comercial brasileira (US$ 132 bilhões - considerado apenas o período entre Janeiro a Setembro de 2010 de acordo com os dados do site do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior). Vale lembrar que não foram considerados itens como acessórios, componentes, etc.

Espero que tenham gostado!
Um abraço em todos e "bora" pedalar nossas bikes (importadas ou não)!

Fontes: 


 

Nenhum comentário: