terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Pedal na Bélgica

(por Marcelo Ribeiro)

A pedido do meu amigo Cicogna,  como eu estou morando em Leuven na Bélgica, vou escrever um post sobre pedalar na Bélgica. 

Para os Belgas a bicicleta faz parte da sua cultura, aqui todo mundo utiliza bicicleta. Todo mundo mesmo de criança a idosos! Usam bike para ir para o trabalho, escola, fazer compras no supermercado, etc!
 
O ciclismo para os Belgas é um dos esportes mais populares, sendo a Bélgica terra do Eddy Merckx, considerado por muitos como o maior ciclista de todos os tempos!

A infraestrutura para bicicletas é outra coisa que impressiona aqui na Bélgica! Há ciclovias em praticamente todos os lugares!

 
Ciclovia entre Leuven e Mechelen na Bélgica

Há também sites que você pode pesquisar ou planejar rotas para ir de um ponto A para um ponto B e o site fornece a trilha para GPS para você fazer o download e se você não tiver GPS, o site fornece também a rota para ser seguida através de placas espalhadas pelas inúmeras rotas que existem por aqui!!! Realmente funciona, eu utilizo bastante esse serviço e seria muito legal ter algo semelhante a isso no Brasil!

Mas o fato que mais me impressiona aqui na Bélgica é a educação dos motoristas para com os ciclistas, isso sim faz para mim toda a diferença! No Brasil, em São Carlos, várias vezes indo para a USP de bike fui fechado por carros, quase nenhum dá passagem quando eu preciso cruzar a pista! Aqui é só sinalizar que todos os carros diminuem a velocidade e você pode trocar de faixa sem preocupação e ninguém reclama ou buzina!!!

O transito é tão disciplinado que mães levam os seus bebes pequenos em carrinhos rebocados por bicicletas sem preocupação nenhuma!
 
 Mulher transportando o filho em um carrinho puxado pela bike

Marcelo, o meu muito obrigado pela participação no blog.
Um grande abraço e "bora" pedalar, pelo mundo!


Um comentário:

Eliz disse...

Escrever sobre a realidade de outros lugares foi uma excelente ideia. Parabéns! Exemplos de educação, acima de tudo, são essenciais para nos mostrar que o dia-a-dia pode ser melhor! Obrigada pelo exemplo! A educação constrói... educar as nossas crianças e incentivar um meio de transporte sadio são excelentes meios de se iniciar a busca por qualidade de vida!